Notícia de Carros

Segurança Escolar: Operação Volta às Aulas 2011 – O que faz a diferença!!

28/01/2011
Quais são os fatores que determinam a escolha de uma instituição de ensino para a educação de nossos filhos? São inúmeros fatores, dentre eles estão, o projeto pedagógico, a formação e qualificação dos professores, a tradição , a qualidade das instalações físicas e de atividades complementares, a localização, preço das mensalidades e com certeza a Segurança e Infra-estrutura oferecida aos atores do processo educacional.

Devemos saber qual é o critério de contratação de professores e colaboradores, qual o número de alunos por sala, existe laboratório de informática, quadra e biblioteca, a cantina oferece alimentos saudáveis, a escola segue a lei de acessibilidade, e como é feita a segurança?

Não existe escola perfeita, mas neste início de ano , quando visitamos diversos colégios em nossas grandes cidades devemos atentar para a estrutura proporcionada pela escola que garanta a segurança física e pessoal de nossos filhos, devemos inicialmente saber quem é o responsável pela segurança da escola e saber de sua formação e capacitação, existe um projeto de segurança? Os componentes da segurança escolar são treinados para as suas funções? Como eles comunicam-se entre si, há rádios , celulares e Nextel ? Os pais são fundamentais no processo de efetivação de um bom modelo de segurança educacional , a fiscalização de todos determinará a diminuição de perigos e dos riscos envolvidos.

Ao chegar na Escola você deve verificar como é o sistema de controle de acesso e identificação e se a região onde a escola é localizada é violenta ou não. Muitas vezes os crimes são diários e o trânsito trará riscos aos seus filhos, verifique a quantidade de bares e lanchonetes no entorno e a presença de ambulantes. Atualmente na cidade de São Paulo está em vigor a lei municipal número 14.492 da Área Escolar de Segurança que obriga a Prefeitura a realizar um conjunto de ações preventivas em parceria com a comunidade escolar, para melhorar a segurança das escolas. A Polícia Militar do Estado de São Paulo possui os Programas de Ronda Escolar e PROERD e a GCM tem patrulhamento eficiente para as escolas municipais. A segurança escolar é assunto importante que deve ser tratado com professores, pais, alunos e especialistas em educação e segurança para que possamos reduzir o número de ocorrências em São Paulo e região.



Outro aspecto importante a verificar é o denominado escudo escolar, veja o estado dos portões da escola, se existem alarmes, verifique se há câmeras de vigilância e monitoramento nos locais adequados, e é muito importante verificar se os equipamentos de prevenção e combate a incêndios foram inspecionados pelos Bombeiros e se a prevenção de acidentes é uma cultura da escola. Muitos acidentes ocorrem na região de quadras, piscinas e laboratórios e estes locais devem ter normas específicas de funcionamento.

Verifique como é contratado o Transporte Escolar, se está regularizado e a documentação do condutor e do veículo está em dia, alguns colégios de São Paulo possuem veículos rastreados por satélite.

Creio que estes pequenos lembretes podem fazer com que seu início de semestre letivo seja mais tranqüilo, pois nossa atenção deve estar voltada à melhor maneira de educar os filhos. A parceria com a escola é uma aliança para que a educação escolar complemente a educação familiar.


Bom ano letivo a todos.
Fonte: Prof. Ulisses Nascimento

Mais Notícias