Notícia de Carros

Automóveis

Maserati aposta no novo Quattroporte para alavancar vendas globais...

16/01/2013
A Maserati quer chegar as 50 mil unidades vendidas até 2015. E para isso, a marca italiana fez a estreia mundial, no Salão de Detroit, de um dos carros que irá ajudar nessa árdua tarefa. O sedã Quattroporte chega com visual agressivo e maior que a atual geração, para distanciar o sedã esportivo de um veículo mais compacto que a Maserati está trabalhando, o Levante. Apesar do maior comprimento, o peso diminuiu cerca de 200 kg, graças à utilização de materiais mais leves na composição da carroceria e chassi, principalmente alumínio, e de alterações nos motores.

E as especulações em torno dos propulsores foram confirmadas. O Quattroporte de entrada terá um V6 3.0 litros biturbo de 415 cv. A potência é suficiente para cumprir o zero a 100 km/h em 4,9 segundos e chegar a velocidade máxima de 285 km/h. A versão com esse motor tem como opcional a tração integral para melhorar a dirigibilidade e estabilidade.

O sedã topo da gama vem com motor V8 3.8 litros, mas ao invés dos 475 cv especulados, o modelo desenvolve 537 cv e 72,3 kgfm de torque. Acoplado ao trem de força está uma transmissão automática de oito velocidades – que também equipam a versão V6. O conjunto faz o sedã chegar aos 100 km/h em 4,7 segundos e passar dos 300 km/h.

O novo Quattroporte é o primeiro de três carros que a Maserati irá lançar para tentar aumentar suas vendas mundiais. Os outros modelos serão uma variante mais compacta do sedã esportivo e um utilitário que deverá se chamar Ghibli. Atualmente a marca vende cerca de seis mil carros por ano.

A versão de entrada do Quattroporte vai partir de 80.070 libras – cerca de R$ 265 mil – no Reino Unido.

Fonte: Fotos: Divulgação / por Raphael Panaro / MotorDream

Mais Notícias