Notícia de Carros

Automóveis

O Rio de Janeiro será o primeiro estado do Brasil a adotar a placa Mercosul.

12/09/2018
Placas serão aplicadas em veículos novos e na troca de documentação; valores não mudam.O lançamento foi confirmado pelo Planalto que aconteceu nesta terça-feira (11), em cerimônia realizada com as presenças de autoridades do Ministério das Cidades e governo estadual.
Preço será de R$ 219,35, mesmo valor praticado atualmente no estado, segundo Detran-RJ.
Mas sabemos que o prazo estipulado pelo Contran para todos os estados adotarem a nova identificação é 1º de dezembro.
Quem vai fazer e quanto vai custar!!!
Será de responsabilidade do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) o credenciamento de empresas autorizadas a confeccionar as placas.
No sistema atual a autorização é dada pelos Detran de cada Estado, o que gera diferenças de padrão entre uma unidade federativa e outra. Com a mudança, espera-se que as placas brasileiras se tornem uniformizadas.
Ainda de acordo com o Ministério das Cidades, órgão ao qual Denatran e Contran estão vinculados, o novo sistema dispensará o uso de lacres.
No total, serão 450 milhões de combinações alfanuméricas (a serem compartilhadas entre todos os países do Mercosul), bem mais do que as 175 milhões de possibilidades das atuais placas brasileiras, que utilizam um conjunto fixo de três letras seguidas por quatro números.


Imagem: Divulgação

Mais Notícias